delminoA Taça de Portugal, principalmente nas categorias de formação, é um dos fundamentos da estratégia da FPC para o surgimento de novos valores no ciclismo, permitindo anualmente destacar os melhores corredores de cada categoria.

A Taça de Portugal de Juniores é formada por um conjunto de provas com pontuação cumulativa, de carácter nacional, da exclusiva responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, destinada à categoria de Juniores e Sub23-J.

Estes eventos são extremamente importantes em todas as camadas jovens e nas praticantes femininas, uma vez que são competições de referência, que motivam as equipas e os ciclistas, dando um impulso forte à atividade velocipédica de formação.

Em 2022 a 1ª Taça de Portugal de Juniores realiza-se na Beira Interior, em Proença-a-Nova, com o apoio do município local e poderemos comprovar a forma como o ciclismo vai animar este concelho e a economia local.

O ciclismo também tem muito a ganhar com a oportunidade de deslocar-se para esta região, pois faz parte do seu património histórico a presença no interior do país e a capacidade de levar a saudável agitação desportiva a locais menos visitados por estas modalidades.

Estamos certos de que a realização desta Taça de Portugal de Juniores será um sucesso desportivo, mas também económico e social, permitindo ainda a divulgação de um território com todas as condições para a prática do ciclismo, tanto em competição como em lazer, em locais de pouco tráfego e de enorme beleza paisagística e patrimonial.
Termino desejando boa sorte a todos os participantes, fazendo votos para que se empenhem na competição sem nunca perder de vista os mais altos valores do desportivismo.

Delmino Pereira
Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

Acerca da ACBI

A ACBI é a representante oficial da UVP-FPC para a região da Beira Interior, distritos de Castelo Branco e Guarda.

Excluem-se os concelhos de Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Aguiar da Beira, Trancoso, Mêda e Vila Nova de Foz-Côa, pertencentes à Associação de Ciclismod e Viseu.

Morada: Av. Professor Egas Moniz, Zona de Lazer - 6000-901 Castelo Branco

Pesquisar