A Taça de Portugal, principalmente nas categorias de formação, é um dos fundamentos da estratégia da FPC para o surgimento de novos valores no ciclismo, permitindo anualmente destacar os melhores corredores de cada categoria.
A Taça de Portugal de Juniores é formada por um conjunto de provas com pontuação cumulativa, de carácter nacional, da exclusiva responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, destinada à categoria de Juniores e Sub23-J.
Estes eventos são extremamente importantes em todas as camadas jovens e nas praticantes femininas, uma vez que são competições de referência, que motivam as equipas e os ciclistas, dando um impulso forte à atividade velocipédica de formação.
Em 2022 a 1ª Taça de Portugal de Juniores realiza-se na Beira Interior, em Proença-a-Nova, com o apoio do município local e poderemos comprovar a forma como o ciclismo vai animar este concelho e a economia local.
O ciclismo também tem muito a ganhar com a oportunidade de deslocar-se para esta região, pois faz parte do seu património histórico a presença no interior do país e a capacidade de levar a saudável agitação desportiva a locais menos visitados por estas modalidades.
Estamos certos de que a realização desta Taça de Portugal de Juniores será um sucesso desportivo, mas também económico e social, permitindo ainda a divulgação de um território com todas as condições para a prática do ciclismo, tanto em competição como em lazer, em locais de pouco tráfego e de enorme beleza paisagística e patrimonial.
Termino desejando boa sorte a todos os participantes, fazendo votos para que se empenhem na competição sem nunca perder de vista os mais altos valores do desportivismo.
Delmino Pereira
Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo