O concelho de Castelo de Vide, integrado no distrito de Portalegre, é constituído pelas freguesias de S. João Baptista, Santa Maria da Devesa, Santiago Maior (localizadas na sede do Concelho) e Nª Srª da Graça de Póvoa e Meadas (freguesia rural), carateriza-se pela paisagem particularmente fascinante.

Esta paisagem é marcada sobretudo pela presença da serra de S. Mamede, que origina a existência de uma ilha climática, caraterizada por um clima com influências atlânticas (principalmente nas vertentes viradas a norte), onde a humidade, temperatura e níveis de precipitação são elevados relativamente ao resto da região alentejana. Com a existência destas condições climáticas e geomorfológicas tão particulares, estes territórios caraterizam-se também por uma fauna e uma flora muito próprias e interessantes. É também de notar a presença da barragem de Póvoa e Meadas, inaugurada em 1927 e que tinha como objetivo a produção de energia elétrica.

Dada a particular aptidão destes territórios a atividades ligadas à agricultura e pastoreio, as populações desde cedo aqui se fixaram(pensa-se que desde o Paleolítico). Temos, portanto, uma região com um património cultural abundante, em que é de assinalar a presença de pontos de interesse turístico como: o Castelo, o Forte de S. Roque, as muralhas, os monumentos judeus (como o museu da sinagoga, a fonte da vila, a zona da judiaria e a Casa do Arçário), as diversas igrejas presentes neste território, as belas fontes que aqui podemos encontrar e o parque natural da serra de S. Mamede.

Com a conjunção de todos estes fatores compõe-se assim o cenário ideal à realização dum evento com a importância dos Campeonatos Nacionais de Cadetes, Juniores e Femininas, a realizar nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho.

cvide003

cvide008

cvide007

cvide001